Entrevista ao Diretor dos serviços de estrangeiros e Fronteiras de Castelo Branco


As Migrações em debate 


Reconhecer a Europa como a casa da democracia, da solidariedade, da tolerância e da diversidade




No dia 30 de janeiro de 2019, pelas 9 horas, na sala de audiovisuais as turmas, 8ºC e 8ºD juntamente com a professora de Geografia, receberam o chefe do departamento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Castelo Branco (SEF). A entrevista tinha como objetivo esclarecer os efeitos das migrações não só em Castelo Branco, como em Portugal (tema que é abordado nas aulas de Geografia).
António Barata Afonso, oriundo do concelho de Oleiros, começou por falar do seu percurso académico, contando que estudou num seminário durante 7 anos, foi também, emigrante em Angola, esteve na academia militar durante 5 anos, trabalhou no aeroporto de Lisboa durante 4 a 5 anos e, em 2001 veio para Castelo Branco onde está até hoje.
Durante a entrevista apresentaram-se várias questões bastante pertinentes, às quais o nosso convidado respondeu com clareza sem deixar interrogações. Das várias questões abordadas, destacam-se: “Qual a Missão do SEF?”; “Quais as razões mais frequentes das migrações?”; “É importante para Portugal, receber migrantes visto que é um país envelhecido?”; “Que condições são necessárias para se obter um visto em Portugal?”; “Qual é a nacionalidade dos imigrantes que mais solicitam vistos em Portugal?”, entre outras questões.
Algumas das conclusões que se retiraram deste depoimento são: o SEF tem como missão fiscalizar e controlar as fronteiras, gerir a base de dados dos passaportes, analisar os pedidos de asilo dos refugiados entre muitas outras funções; as razões mais frequentes para as migrações continuam a ser as económicas (vontade: voluntária) ou guerras e catástrofes naturais (vontade: involuntária); existem cerca de 420 000 estrangeiros em Portugal, dos quais, cerca de 85 000 são de nacionalidade brasileira, 35 000 são de nacionalidade cabo-verdiana e 23 000 são de nacionalidade chinesa, etc. Com esta entrevista esclareceram-se várias dúvidas acerca das migrações, o que vai facilitar a compreensão deste tema tanto no dia-a-dia como na disciplina de Geografia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

6. ANO EUROPEU DO PATRIMÓNIO CULTURAL - Lenda da Sr.ª de Valverde

1. ANO EUROPEU DO PATRIMÓNIO CULTURAL