6. ANO EUROPEU DO PATRIMÓNIO CULTURAL - Lenda da Sr.ª de Valverde

LENDA DE SENHORA DO VALVERDE  


Diz-se que a capela da Nossa Senhora do Valverde, no concelho de Castelo Branco, foi noutros tempos construída num local diferente daquele em que se encontra hoje e mais próximo da aldeia de Caféde.
O que acontecia era que, quando os habitantes de Caféde iam à capela, de manhã, a imagem de Nossa Senhora tinha desaparecido durante a noite e, depois de a procurarem, iam sempre encontrá-la numa pequena gruta de uma grande rocha de granito, no meio dos campos.
Os habitantes de Caféde voltavam a transportar a imagem para a capela, mas passado algum tempo, ela voltava a desaparecer e voltavam a encontra-la na mesma gruta.
Assim, concluíram que Nossa Senhora queria que lhe construíssem uma capela naquele sítio para onde ela sempre “fugia”. E foi o que os habitantes de Caféde fizeram, construindo a atual capela.
O que consta hoje, é que os povos do Juncal e do Freixal do Campo, também muito devotos de Nossa Senhora do Valverde, queriam que a capela fosse construída num local mais próximo das suas povoações, e então iam roubar a imagem de Nossa Senhora da sua capela e iam colocá-la na gruta da pedra de granito que ainda hoje se encontra atrás do altar na atual capela.
A romaria anual em honra de Nossa Senhora do Valverde realiza-se no quinto domingo depois da Páscoa e nela participam os povos de Caféde (organizadores a festa), mas também os do Juncal e do Freixial do Campo.


Igreja de Nossa Senhora de Valverde

Nossa Senhora de Valverde


Comentários

Mensagens populares deste blogue

1. ANO EUROPEU DO PATRIMÓNIO CULTURAL