3. ANO EUROPEU DO PATRIMÓNIO CULTURAL - BORDADO DE CASTELO BRANCO



BORDADO DE CASTELO BRANCO

A MINHA TERRA EM TECIDO



Inicialmente, fez-se um brainstorm com os alunos do Clube Europeu sobre os elementos naturais e humanos que caracterizam a "nossa terra" - a cidade de Castelo Branco.

Surgiram diversas ideias, entre as quais: o castelo e as muralhas, a torre do relógio, o jardim do Paço Episcopal e o Bordado de Castelo Branco. Iniciaram-se alguns esboços de desenhos e, no final, chegou-se à conclusão que o que resultaria melhor em tecido, seria o Bordado de Castelo Branco. 

Este bordado é emblemático da cidade e os seus desenhos/motivos têm uma estética visual própria e uma simbologia em que o observador é convidado a descobrir: os  pássaros, os cravos,  as rosas, as romãs ou os corações –  todos com um perfil claramente exótico. A intensidade das cores e a luz destacam-se sobre a base que tradicionalmente era de linho artesanal cru.

Os alunos procuraram os elementos, os desenhos, as cores o tipo de pontos que caracterizam o bordado e, a partir de um original, desenharam o que iriam representar em tecido.
Em seguida, foi feita uma verificação das peças de roupa "em fim de vida" que tínhamos disponíveis e o que se poderia utilizar. Para a base foi escolhido um pedaço de uma almofada branca. Para os elementos do desenho, verificou-se que cores eram necessárias e escolheram-se as peças em função dessas cores; Escolheram-se também algumas cujo tipo de tecido pudesse imitar os pontos do bordado, nomeadamente o ponto crivo (imitado com tecido piquê da gola de uma blusa).

Os cravos, elementos emblemáticos do Bordado de Castelo Branco foram recortados de uma blusa vermelha. Para as folhas do bordado, foi utilizado um lenço verde que tinha sido usado por um aluno, no Jardim de Infância. Para algumas flores, foi a avó de uma aluna que forneceu umas calças bejes das quais foi feito o recorte. Para o pássaro, foram escolhidos tons de castanho, amarelo e cor de laranja. Parte das asas e o bico foram feitos com as fitinhas amarelas de uma blusa. Para as cores de que não disponhamos, recorremos à Impressora de Sorrisos (*) que nos forneceu sobras de tecidos que uma mãe, de profissão costureira, tinha dado à loja.

Foi decalcado o desenho no tecido branco da almofada e foram recortados, a pouco e pouco, todos os elementos necessários à montagem/colagem do trabalho. Finalmente, os ramos foram bordados a ponto pé de flor (ponto também característico do Bordado de Castelo Branco).

(*) – A Impressora de Sorrisos é uma “loja” solidária que temos na escola, onde a comunidade escolar pode entregar roupa cujo tamanho já é pequeno ou que, por outro motivo já não veste e receber roupa que necessite e que foi entregue por outras pessoas. A Impressora de Sorrisos apoia, principalmente, famílias carenciadas, através da doação de roupa às mesmas. 

Almofada antiga

Lenço

Peça de calças

Restos de tecidos

Trabalho final
 Painel com um desenho típico do bordado de Castelo Branco. A flora está sempre presente no bordado. O cravo simboliza o homem e a rosa a mulher.
Fonte: À Descoberta de Portugal (1993), Seleções do Reader's Digest. 2.ª Edição. Lisboa.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

6. ANO EUROPEU DO PATRIMÓNIO CULTURAL - Lenda da Sr.ª de Valverde

1. ANO EUROPEU DO PATRIMÓNIO CULTURAL